01/04 -> 02/02
Workshop 'The Rising Card' por Walter Costa

Exercícios de Edição entre hibridismos e acasos

Editar fotografias é crucial, mas não é nada fácil. Muitas decisões, nenhuma receita. Quando chegam os bloqueios ou é preciso buscar inspiração, The Rising Card provoca a criatividade com um baralho de dicas, exercícios e reflexões sobre edição e narrativas visuais, com uma atenção especial ao processo de criação de um fotolivro.

 

The Rising Card nasce para ajudar autores, editores e professores a se aproximar ao maior desafio para a fotografia de hoje: a medida que as imagens inexoravelmente invadem o mundo, as decisões que se tomam para editar fotografias e criar narrativas são cada vez mais importantes. Com um formato lúdico inspirado nas Oblique Strategies do músico Brian Eno, The Rising Card traz para o universo fotográfico o mesmo objetivo de estimular o pensamento lateral e a confiança no acaso como motor criativo. Desde cinema e música até poesia e quadrinho, os conteúdos deste tarô da edição são constantemente atualizados com contribuições de renomados “jogadores convidados” de todo mundo.

O Workshop

Dinâmica - Mantendo o formato lúdico e prático do baralho, o workshop é uma imersão no storytelling fotográfico guiada por três palavras chave do processo de edição e construção de narrativas no fotolivro:

 

Experimentação - Com vários exercícios grupais serão postos em pauta truques narrativos que servem para contar histórias com imagens e decifrar as mensagens visuais que nos bombardeiam cada dia. Alguns destes exercícios tomarão a forma de zines, pequenos testes de publicação para entender a relação entre imagens e páginas.

 

Hibridismo - Tocamos enquanto observamos, escutamos enquanto lemos, fuçamos em nossa memória em busca de códigos e pistas para interpretar o que temos entre as mãos. Fazendo isso, lembramos de esquemas narrativos que já encontramos no cinema, na literatura, na poesia, na música... e até na matemática.

 

Desapego - Considerar as imagens pelo que são é algo mais difícil de conseguir do que se imagina. As dificuldades para fazer aquela imagem, o carinho pela pessoa retratada, etc. são condicionamentos que com frequência nos apegam à fotografias que não funcionam. Trabalhar em grupo e com fotos alheias aos projetos de cada um ajuda a quebrar essas barreiras e vencer o maior desafio da edição.

 

A última parte do workshop será dedicada à discussão dos projetos dos participantes, usando o baralho The Rising Card para experimentar novas possíveis edições e ver as imagens desde perspectivas diferentes.

Walter Costa

Walter Costa (Itália) é editor independente e fotógrafo com base em São Paulo. Pesquisador e professor na área da edição e do visual storytelling, estuda os hibridismos narrativos entre fotografia e outras linguagens. A partir desta pesquisa criou o projeto The Rising Card, um baralho de cartas com dicas e exercícios para ajudar autores e editores editar seus projetos. É fundador do grupo de discussão sobre fotolivros TRAMA, que desde 2014 organiza eventos e workshops pelo continente. É coordenador do grupo de estudos LOMBADA-Laboratório de Fotolivros em São Paulo. Imparte cursos e conferências em diferentes instituições e eventos na América Latina e na Europa, participando também como jurado em vários prêmios de fotolivros.

Informações Úteis

Mínimo de participantes: 6

Máximo de participantes: 20

Língua do Workshop: Português / Inglês (Depende dos inscritos)

Preço e Data Limite de Inscrição:

110€ - Early Bird (Inscrição até 15 de Março)

130€ - Inscrição até 31 de Março

Contacto para inscrições: lab@artbooks.xyz 

Datas do Workshop: 1 e 2 de Abril de 2017

Horário: 10:00 – 13:00 / 14:30 – 19:00

Duração: 15 horas

Destinatários

Artistas visuais, Fotógrafos, Designers e todos os interessados em trabalhar o potencial narrativo das imagens.

Requisitos

Telemóvel com câmara fotográfica