10/10 -> 12/10
Touching Permitted
Workshop de Edição de Fotolivros por RIOT BOOKS

O livro de fotografia, para além de ferramenta de comunicação ao serviço do artista, pode ser também peça de arte em si mesmo. Vivemos numa era digital onde comunicar e gerar imagens nunca foi tão fácil. Contudo, a condição efémera da informação digital criou inevitavelmente a necessidade de se sentir a imagem para além do virtual e visual, estabelecer uma ligação com o essencial: toque, cheiro, forma, peso e som.
A intenção deste workshop não é o de teorizar à volta do significado de livro de fotografia, mas sim o de criar um caminho para a concretização de um objecto, através de uma maqueta que seja representativa do trabalho e do carácter pessoal de cada artista.
Iremos trabalhar em ligação entre os artistas e o seu trabalho pessoal, e serão dados aos participantes as ferramentas que lhes permitam transformar um projecto num livro, divulgá-lo e distribuí-lo sem a necessidade de intermediários ou de orçamentos avultados. 
Iremos focar-nos nas intenções de cada artista, na conceptualização e defesa do seu trabalho, abordando diversos aspetos com a escolha de dos materiais e da concepção do objecto. Será incentivado o diálogo, debate e dinâmica entre os participantes. 

Riot Books

Riot Books (2013, Espanha/Azerbeijão) é uma editora independente especializada em livros feitos à mão, edições limitadas e livros de artista com temáticas de relevo social.
A colaboração com os artistas é uma importante parte do seu processo de trabalho. Com pequenos meios, muito trabalho e aprendendo com a experiência, a Riot Books conseguiu já uma reputação dentro do circuito internacional de fotografia, participando activamente nos principais festivais e feiras de fotografia. Até ao momento a Riot Books tem 10 títulos publicados, dos quais 6 estão esgotados.
 
Verónica Fieiras (Argentina/Espanha) é fotógrafa e professora. Em novembro de 2013 criou a RIOT BOOKS com Ilkin Huseynov. Com esta editora publicou o seu primeiro livro "The Disappeared", nomeado para Best Photobook of the Year em Kassel 2014, exposto em vários festivais pelo Mundo.
 

Ilkin Huseynov (Azerbaijão) é fotógrafo sedeado em Madrid. Actualmente encontra-se a trabalhar num projecto de 5 anos sobre as memórias do seu país afectado depois da queda da antiga União Soviética. Em Novembro de 2013 fundou com Verónica Fieiras a RIOT BOOKS. Com esta editora publicou o seu primeiro livro "Mühit".

Informações Úteis

Mínimo de participantes: 6
Máximo de participantes: 10
Língua do Workshop: Inglês
Preço: 150€
Contacto para inscrições: lab@xyzbooks.pt
Data limite de inscrições: 15 de Setembro (prazo alargado)
Datas do Workshop: 10/11/12 de Outubro de 2015 (Sábado e Domingo dia inteiro / Segunda-feira das 15:00 às 19:30)
Duração: 18 horas

Requisitos

Artistas visuais ou fotógrafos com um projecto/série fotográfica finalizada ou uma primeira maqueta.

Reportagem do Evento