13/06 -> 22/06
Residência 'Exchange of the Light'

O London Alternative Photography Collective gostaria de convidar 2 artistas que vivam em Portugal para se juntarem a 6 dos seus membros para uma residência artística de 10 dias na XYZ Books. A residência ocorrerá de 13 a 22 de junho e estará localizada em Lisboa, Portugal. Os artistas deverão estar em Lisboa toda a duração da residência. O prazo para candidatura é o dia 5 de Abril, e a inscrição é gratuita.

 

Durante o período da residência, o grupo de 8 participantes desenvolverá abordagens para uma prática fotográfica mais sustentável e ambientalmente amigável, focando especificamente em formas tradicionais e alternativas de impressão fotográfica.

 

Criar arte com uma mensagem ambiental não é novo. Muitos artistas têm vindo a abordar esta temática, expondo questões ecológicas, contudo o que muitas vezes fica de lado é o impacto da criação e realização do trabalho em si. Dentro dos processos fotográficos tradicionais, há alguns aspectos-chave que gostaríamos de abordar. Estes incluem produtos químicos, papel revestido de resina e água.

 

Produtos químicos:

Produtos químicos fotográficos podem ser prejudiciais ao meio ambiente em várias formas; A questão principal é a eliminação de partículas de prata presentes em fixadores usados. Em alguns casos, os produtos químicos são enviados para recuperação de prata, no entanto, em muitos laboratórios, os produtos químicos raramente são tratados e são descartados diretamente nos esgotos; poluindo os cursos de água.

 

Papel:

Os papéis revestidos com resina são responsáveis pela maior parte dos papéis fotográficos atualmente em uso. Eles contêm um revestimento de resina (plástico) - essas resinas são todos produtos químicos de origem petroquímica. Seu uso, portanto, incentiva o uso de produtos petrolíferos. Em segundo lugar, por causa da sua mistura íntima de plástico e papel nesses produtos, eles geralmente não podem ser reciclados, acrescentando mais ao sistema de resíduos.

 

Água:

Revelar película e lavar impressões geralmente exige uma fonte constante de água corrente. Um dia de impressão, portanto, exige que a torneira permaneça ligada durante todo o dia. A água não pode ser reutilizada em nenhum outro lugar do processo de câmara escura, pois é vista como contaminada. Isso resulta em litros e litros de água usada para um punhado de impressões.

 

Gostaríamos de ouvir de artistas fotográficos residentes em Portugal interessados em explorar soluções para o impacto ambiental das práticas fotográficas tradicionais. Espera-se também que os participantes apresentem e compartilhem elementos do seu processo de investigação individual e ajudem na realização de um programa público de eventos a ser executado durante a duração da residência.

Diego Valente
Hannah Fletcher
Oliver Raymond Barker
Simone Mudde
Ramona Guntert
Eva Sajovik
Melanie King

The London Alternative Photography Collective

O London Alternative Photography Collective cresceu de um pequeno grupo de discussão de arte de utilizadores habituais de laboratórios experimentais de fotografia em 2013, para um coletivo que produz simpósios, exposições e workshops que são organizados e apoiados por muitos artistas e curadores. O LAPC é um coletivo aberto, no qual qualquer um pode participar e sempre foi sobre promover a acessibilidade e as possibilidades criativas da fotografia analógica e experimental. Eles apoiam os profissionais que desafiam as formas tradicionais de usar a fotografia para refletir sobre questões contemporâneas e visam fornecer uma plataforma para troca de habilidades. A premissa do coletivo aberto, portanto, permite que uma ampla gama de artistas, fotógrafos, criadores, curadores e teóricos guiem as atividades do LAPC, permitindo que os profissionais troquem ideias, habilidades e fomentem colaborações.

Informações Úteis

Participantes: 2

Idioma da residência: Inglês

Candidaturas gratuitas

Data Limite para recepção de candidaturas: 5 de Abril de 2019

Contacto para candidaturas: lab@artbooks.xyz 

Datas da Residência: 13 de Junho - 22 Junho 2019

Duração: 10 Dias

Destinatários

A residência é aberta a todos os praticantes que desafiam as formas tradicionais de usar a fotografia, incluindo o uso de processos antiquados e esquecidos.

Requisitos

Para se candidatar a essa oportunidade, envie os seguintes documentos:

• Uma breve declaração explicando o interesse em trabalhar com o LAPC

• Portfólio de trabalho (pode ser link para website ou PDF)

• CV (pode ser link para website ou PDF)

 

A aplicação é gratuita, mas os artistas serão responsáveis pela sua própria acomodação durante a residência.