25/02
Exposição Pop-up de Michaela Putz

No dia 25 de fevereiro, a partir das 19:00 horas, não perca a Exposição Pop-up "Gloom of Mnemosyne", da artista austríaca Michaela Putz, juntamente com uma apresentação da maqueta do livro desenvolvida durante o nosso novo programa de residências XYZ Books.

 

Esta residência tem a colaboração e o patrocínio da Embaixada da Áustria em Portugal.

Gloom Of Mnemosyne

Na nova Era digital, o fluxo interminável de imagens armazenadas na nuvem preenche as lacunas do que pode ser esquecido. Nos seus projetos anteriores, Michaela Putz lidou com essas implicações da tecnologia, armazenamento e memória de imagens virtuais. O arquivo de imagens da própria artista, de diferentes fases de sua vida, armazenado em computador e smartphone, serve como matéria-prima para este projecto. Numa espécie de retrospectiva digital, as imagens são fotografadas e documentadas directamente do ecrã, onde também são registadas impressões digitais e restos de poeira, assim como o ponteiro do cursor e artefatos digitais criados ao ampliar o zoom nas imagens. Por vezes, as imagens são retocadas e borradas digitalmente; outras vezes, foram capturadas várias vezes com a câmera do smartphone, tornando-as pixelizadas, dissolvendo ligeiramente a imagem original. Com isso, os trabalhos visam sondar visualmente as lacunas entre a memória humana e a digital, aproximando as imagens digitais de dados brutos da efemeridade e imprecisão da memória humana. Fazer uma publicação com essas imagens não apenas estabelece uma conexão entre elas, mas também para pensar sobre a maneira como lidamos com material de imagem analógica e digital. Embora as imagens digitais pareçam ser apenas dados, elas são constantemente tocadas: estamos a limpar e a passar, ampliar e tocar nelas através do ecrã. O livro tenta levar em conta essas diferentes qualidades e conectar os processos digitais e analógicos de olhar imagens do nosso passado.

Michaela Putz

Nascida em 1984, vive e trabalha em Viena. Michaela Putz estudou Arte e Ciência na Universidade de Artes Aplicadas, depois de estudar Comunicação e Ciência Política na Universidade de Viena. As suas obras foram expostas em várias exposições coletivas e individuais na Áustria e no exterior, como Bildraum01 (Viena, Áustria), Parallel Vienna, Espaço de Arte Contemporáneo (Montevidéo, Uruguai), TAF The Art Foundation (Athens Photo Festival 2019), Galerie Rudolf Leeb (Viena), Kunstraum Nestroyhof (Viena), Museu de Arte Moderna (St. Pölten, Áustria), Ars Electronica Festival (Linz, Áustria). Michaela Putz foi premiada com o prémio anual de Belas Artes de Burgenland e recebeu a bolsa START de fotografia da Chancelaria Austríaca em 2019.

 

www.michaelaputz.com

Michaela Putz durante a Residência XYZ Books na Ilha