26/11
Apresentação do Livro "Posto de Trabalho" de Valter Vinagre

No dia 26 de Novembro, a partir das 19:00, Emília Tavares irá apresentar o livro "Posto de Trabalho" do fotógrafo Valter Vinagre. 

 

"As fotografias que apresento nesta série - «Posto de trabalho» não mostram gente, mas é de gente que falam. Temos espaços e construções de aspecto efémero que abrigam e ocultam uma actividade laboral subterrânea. Através destas imagens procuro falar da prática de prostituição numa das suas vertentes - talvez a mais dura, perigosa e menos digna para as suas trabalhadoras e clientes. Falar da prostituição de berma de estrada implica reflectir da sua dualidade público/privado.

 

É público, porque se anuncia/mostra na berma de estrada. É privado, porque as suas práticas se fazem longe de olhares indiscretos, no recato da floresta, no interior de abrigos improvisados e viaturas." (Valter Vinagre)

Valter Vinagre

Nascido em Avelãs de Caminho, 1954, no concelho de Anadia ,Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz colectivo.
De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

Emília Tavares

Conservadora e curadora para a área da Fotografia e Novos Media, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa.
Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 
Investigadora de História da Fotografia, tendo publicado a obra João Martins – Imagens de um tempo descritivo desolador, Mimesis, Porto, 2001. Tem diversos ensaios publicados sobre história da fotografia portuguesa. Desenvolve uma actividade regular na área da crítica, bem como na realização de seminários e conferências, em diversas instituições. 
Coordenadora do Projecto Objectiva – Base de Dado Onlines para a História da Fotografia Portuguesa, com o apoio da FCG e Direcção-Geral das Artes.
Investigadora portuguesa convidada do projecto FOTOFO - The History of 20th Century European Photography, com o apoio da FCG.

Informações Úteis

Data: 26 de Novembro de Setembro (partir das 19:00)