17/09
Lançamento do Livro
"Entartete" de Rita Lino

A Ilha e a XYZ Bookshop convidaram a fotógrafa Rita Lino a apresentar o seu último livro “Entartete” publicado pela Éditions du LIC, e a realizar uma pequena exposição pop-up no espaço da nossa livraria no próximo dia 17 de Setembro a partir das 19:00.

 

Entartete (Alemão para Degenerar) é o resultado de mais de 10 anos de auto-retratos pela emergente fotógrafa portuguesa Rita Lino. Uma larga série de fotografias experimentais de momentos psicológicos e emocionais realizados inicialmente com o propósito de introspecção e auto-análise, apresentada numa publicação em edição limitada.

 

Nudez enquanto confissão, como uma admissão de vulnerabilidade, mas não por uma questão de excitação; Rita Lino explora as possibilidades do seu corpo com uma desinibida sexualidade e um despudor estilizado.

 

Apesar da sua crueza e falta de auto consciência, as imagens de Rita Lino são muito mais do que snapshots; tocando simultaneamente o voyeurismo, a solidão, o poder de manipulação da câmera, e a necessidade de se ligar com outros, através, interiormente e para além da tecnologia. Repetidamente ocultando a sua mensagem, necessariamente estranha e ambígua, as imagens de Rita Lino constroem uma figura que é tanto notável como ilusória. Se oculta ou invisível, em última análise Rita Lino afirma que a sua exposição nunca revela o seu verdadeiro “eu”.

Rita Lino

Nascida em Portugal, 1986, Rita Lino começou a traçar o seu próprio percurso na fotografia através de uma exploração livre e sem qualquer tipo de pré-concepção a construção da imagem fotográfica. Focando-se essencialmente no seu trabalho pessoal, a fotógrafa tem desenvolvido e materializado diversas séries, exercícios visuais que exploram a sua obsessão natural com a sua própria pessoa, umwork-in-progresscontínuo que utiliza o corpo como matéria prima para ser recreada e maravilhosamente exorcizada. Rita Lino descreve a sua fotografia como animal, instintiva, narcisista, cheia de emoções e sensações, um diário com milhares de interpretações, um lugar espiritual, uma reabilitação auto-sustentada e delineada por uma brutal transparência da sua própria vida. Rita Lino tem vindo a desenvolver os seus projectos pessoais mas tem também colaborado com diversas iniciativas internacionais, residências artísticas, exposições, etc, assim como iniciativas editoriais, contribuindo com as suas séries pessoais ou criando trabalho específico e comissariado para revistas internacionais.

 

Review no American Suburb X (EN)

Review no Collector Daily (EN)

 

website: ritalino.com

Informações úteis

Data: 17 de Setembro (partir das 19:00)