01/10 -> 13/11
Exposição
de Ricardo Cases

A Ilha e a XYZ Bookshop convidaram o fotógrafo espanhol Ricardo Cases para uma exposição individual com o seu recente e aclamado projecto 'El porqué de las Naranjas', com inauguração no próximo dia 1 de Outubro a partir das 19:00.

 

O evento contará ainda com a apresentação do livro com o mesmo nome publicado pela Mack Books.

 

> The mechanics of chaos - texto de Luis López Navarro sobre "El porqué de las naranjas" (EN)

Folheto da exposição

 

 

El porqué de las naranjas

Ricardo Cases

Nascido em Orihuela (Espanha) em 1971, Ricardo Cases é detentor de um BA em Ciências da Informação pela Universidade do País Basco. Em 2006 juntou-se ao colectivo Blank Paper. Publicou até ao momento cinco fotolivros: Belleza de barrio (2008), La caza del lobo congelado (2009), Paloma al aire (2011), El porqué de las naranjas (2014) e Podría haberse evitado (2015).

 

O seu trabalho fotográfico foca-se nas profundas e universais ansiedades do Ser Humano, cidadão da sociedade de massas, lutando contra a banalidade num esforço de se transcender, confrontando a sua própria dignidade com a utilização de um media que é sempre pouco confiável. Com essa finalidade volta o seu olhar para as expressões do folclore contemporâneo, em busca da verdade sobre o Espanhol: um citadino que é obrigado a viver na cidade, na modernidade. Para além de uma aparência popular – distante e cínica – está interessado naquilo que é humano e antropológico. Para além do social e do documentário, procura pela verdadeira e universal pulsação que bate por debaixo da superfície da banalidade – muitas vezes kitsch e com falta de glamour – uma Espanha Contemporânea.”

(Luis López Navarro)

 

website: www.ricardocases.es