26/02 -> 09/04
Exposição e lançamento do jornal de João Henriques

A Ilha e a XYZ Bookshop convidaram o fotógrafo português João Henriques para a apresentação e lançamento do projecto 'Le rouge des autres est bleu', evento a decorrer no próximo dia 26 de Fevereiro a partir das 19:00.

 

O evento irá decorrer em paralelo com a exposição 'Up around the bend' do espanhol Christian Lagata.

Le rouge des autres est bleu

No dia 11-11-2009 o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, visitou Torres Vedras, a pretexto dos 200 anos das Linhas de Torres, evento que comemorou a derrota das tropas francesas às mãos dos exércitos lusitano e inglês.

 

Evento sobre a memória colectiva de Portugal, que visa a construção, o reforço, identitário, e a coesão da ideia de nação, facto devidamente assinalado pela presença do Presidente da República Portuguesa. As imagens focam-se na estetização mediática do evento, remetendo para os mecanismos de validação e representação das lógicas de poder. Através da fragmentação operada nesses momentos de solenidade, propõe-se um mecanismo alternativo ao da reificação do sentido global das narrativas.

João Henriques

João Henriques, Tomar, 1967.

 

Licenciatura em Gestão pela Universidade de Évora. Mestrado em Fotografia Aplicada pelo Instituto Politécnico de Tomar (2013). Das exposições individuais destacam-se:

180 Graus - Cooperativa de Comunicação e Cultura, Torres Vedras; Museu Pio XII, Encontros da Imagem, Braga; (2010). Convento dos Capuchos, Imaginarte, Almada (2011).

id - Casa dos Cubos, Tomar (2010); Palácio da Independência, Lisboa (2011); Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines (2012).

Trans.Cidade - Centro de Experimentação e Criação Artística, Loulé (2012).

RIO - Centro de Arte e Imagem, Tomar (2014)

The Face of Another - Galeria Municipal de Torres Vedras (2014); Oficina de Cultura, Mês da Fotografia, Almada (2015).

Entre as exposições colectiva salientam-se:

Kaunas Photo Nights, Portuguese and Brasilian Photography, Kaunas, Lituania (2010)

Barreira Invisível - Linha do Nabão, Inquérito à Paisagem, Centro Arte Imagem - IPT, Tomar (2012)

Periferia, Fábrica Braço de Prata, Lisboa (2012).

Facing (Un) Reality - Portuguese Photography Now, FotoFestival, Lodz, Polónia (2013).

Le Rouge des autres est Bleu - Encontros da Imagem, Braga (2015).

Recentemente foi-lhe atribuído o galardão vencedor no prémio Fnac Novos Talentos Fotografia 2015, com o portfolio School Affairs.

 

website: www.joaohenriques.com

Informações úteis

Visitas: Por favor consultem o nosso horário de abertura. Encorajamos o contacto prévio de modo a garantir a presença de um dos membros d'a ilha.