26/02 -> 09/04
Exposição e lançamento do livro de Christian Lagata

A Ilha e a XYZ Bookshop convidaram o jovem fotógrafo espanhol Christian Lagata para uma exposição individual e lançamento do livro do aclamado projecto 'Up around the bend', com inauguração no próximo dia 26 de Fevereiro a partir das 19:00.

 

O evento irá decorrer em paralelo com a exposição 'Le rouge des autres est bleu' do português João Henriques.

Up around the bend

Em 1953 os Estados Unidos da América e a Espanha assinaram um acordo de defesa mútua e ajuda económica e decidiram construir uma base aero-naval no município de Rota, em Cádiz. Dos 13800 acres que constituem esta cidade, cerca de 6100 pertenciam à base, e por essa razão a presença de grades tornou-se bastante visível na paisagem desta pequena comunidade, que apesar de constituir uma barreira física entre as comunidades locais, permitiu que a cultura e tradições dos norte americanos se infiltrasse.

 

Nos anos 70 a família de Christian mudou-se para Rota onde foi criado no meio destas influências culturais e sociais. 
Em 2011 o autor começou a observar e a olhar em volta num esforço de encontrar o significado da sua própria vida e das suas origens. Decidiu então retratar as pessoas que faziam parte da sua realidade, os locais que formam parte da sua memória e os sinais que lentamente o ajudaram a solucionar inúmeras questões que foi criando sobre identidade e memória: É isto que dá vida ao seu projecto.

"Havia uma grade, não era muito alta, uma grade de metal baço que parecia um muro num mapa e não era mais do que uma grade de arame farpado no chão.

 

Havia uma grade, não um muro ou uma paliçada, não estava ali como um achado histórico, mas como um acordo, uma transação.

 

A grade, tal como o muro, delimitam um espaço, anunciam uma propriedade partilhada e protegem da intrusão, mas era uma grade, deixava o ar passar, tal como a luz.

 

Christian Lagata cresceu perto desta grade, e como pessoa curiosa que é, não conseguiu deixar de ceder a sua influência. UP AROUND THE BEND procura documentar um lugar à deriva não apenas no mapa, mas também no sangue." (Gonzalo Golpe)

Christian Lagata

Christian Lagata, Jerez de la Frontera, 1986.

Artista multidisciplinar. Vive e trabalha entre Madrid e Sevilha,

 

Estudou Fotografia na EEAA em Granada, e cinema na IES Nestor Almendros em Sevilha. Mestrado em Development Projects pela BlankPaper, e um Mestrado em Fotografia Internacional Contemporanea pela EFTI, em Madrid.

 

Participou em masterclasses e workshops com autores como Cristina Garcia Rodero, Javier Vallhonrat, Lottie Davis, Gervasio Sanchez, Daniel Canogar, Eugenio Ampudia, Xavier Ribas, Ricardo Cases, David Jimenez, Simon Norfolk, Alexander Apostle, Ignasi Aballí, María Cañas ou Isidoro Valcárcel Medina, entre outros.

 

Co-fundador da Zunder Collective, realizou a curadoria de exposições e actividades culturais em locais como o Photobook's Invaders, Casa del Lector, Matadero Madrid ou installation Veta, com Rosell Meseguer, Belas Artes, UCM. 

Orador na conferência "La vida es así, arte desde la precariedad" organizada pela La Trasera, Belas Artes, UCM. Art Follower no SCAN - Festival de Fotografia Emergente de Tarragona em 2012.

 

Finalista do 20º FotoPres La Caixa, seleccionado para o Programa Iniciarte 2016 pela Junta de Andalucia. Seleccionado para o Paraty em Foco, Encontros da Imagem, Descubrimientos PHE 14, GuatePhoto 2015, Huéspedes del presente e Encontros de artistas novos V.
Bolsa de Estudo XII Roberto Villagraz EFTI, e seleccionado por Jesús Micó para fazer parte de Cuadernos da Kursala.

 

A instalação e o fotolivro Up Around the Bend, foram expostos na Sala Kursala, na Galería Cero e em Línea de Costa Pinea. Publicado em Babelia, El País, Cultural, ABC, Telecinco, Univisión, Diario de Cádiz, Paper Journal, Elephant Magazine, L'Ascenseur Vegetable, Photobookstore, Independent Photobook e El Asombrario.

O project também esteve presente em feiras especializadas como Reencontres d'Arles, Fotobookfestival Kassel e Le Photobook Fest.

 

website: www.christianlagata.com

Informações úteis

Visitas: Por favor consultem o nosso horário de abertura. Encorajamos o contacto prévio de modo a garantir a presença de um dos membros d'a ilha.