28/11 -> 22/01
Exposição e lançamento de livro de Carlos Azeredo Mesquita

No próximo dia 22 de Janeiro a partir das 19:00 irá decorrer a Finissage da exposição individual "Detailed close-ups of far-off scenes" de Carlos Azeredo Mesquita, acompanhada do livro com o mesmo nome publicado pela Pierrot Le Fou.

 

Este evento irá decorrer em simultâneo com o lançamentos dos livros "Zona" de Nuno Moreira e "Atlantis" de Pedro Ramos.

Detailed close-ups of far-off scenes

" 'Detailed close-ups of far-off scenes' é um projecto em curso em que investigo e confronto realidades construídas, mitos e crenças, e a ténue barreira entre verdade, ficção e fé. 

 

O trabalho consiste em documentar o que considero situações arquetípicas de falsificações, embustes ou simples fabricações de verdades e mentiras, bem como casos em que o que está em jogo é apenas a percepção e a crença. A documentação de cada situação consiste em imagens e/ou objectos que são acompanhados por um texto que descreve os factos, dado que é impossível que uma imagem ou artefacto por si só contem a história a eles associados.

 

As situações que escolho documentar saltam de particular em particular, numa espécie de entropia desorientadora na qual não é possível encontrar ou discernir uma fórmula muito clara que explique como se organiza e distribui a informação. As 'entradas' cobrem coisas tão distintas como política, ciência, arte, história, arquitectura, religião ou comida." (Carlos Azeredo Mesquita)

Carlos Azeredo Mesquita

Nascido no Porto em 1988, Carlos Azeredo Mesquita tem um interesse particular pelas questões da percepção da verdade, ficção, encenação e contexto, e a sua relação com o poder legitimador da fotografia. 

 

É licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e foi bolseiro na Moholy-Nagy Universidade de Arte e Design Budapeste, Hungria, onde estudou fotografia. 

 

O seu trabalho tem sido exposto e premiado internacionalmente. Em 2010 foi vencedor do prémio BES Revelação, e exposições recentes incluem PhotoIreland, Dublin; Vitrine Gallery, Weimar; Untitled@Marwen, Chicago; Museu da Fundação de Serralves, Porto, e artista em residência na Trienal de Arquitectura de Lisboa ‘13, e na galeria Panal 361 em Buenos Aires.

 

website: www.carlosazeredomesquita.com